A alma individual idêntica a Brahman
Nada verdade todo este mundo é Brahman. Tranquilo, adoremo-Lo como sendo aquilo de que viemos, aquilo em que nos dissolveremos, aquilo em que respiramos.Ora, na verdade uma pessoa consiste em propósito. De acordo com o propósito que uma pessoa tenha no mundo, assim se torna ao partir dele.
Por isso, que forme para si própria um propósito.Aquele que consiste em mente, cujo corpo é vida, cuja forma é luz, cuja concepção é a verdade, cuja alma é o espaço, contendo todas a s obras, todos os desejos, todos os odores, todos os gostos, englobando todo este mundo, o mudo, o indiferente - esta Alma que tenho dentro do coração é menor do que um grão de arroz, ou de cevada, ou de mostarda, ou de painço ou o germe de um grão de painço; esta Alma que tenho dentro do coração é maior do que a Terra, do que a atmosfera, do que o céu, do que estes mundos.
Contendo todas as obras, todos os desejos, todos os odores, todos os gostos, englobando todo este mundo, o mudo, o indiferente - esta é a Alma que tenho dentro do coração, isto é Brahman. Nele entrarei ao partir daqui.
Se alguém acreditar nisso não terá mais dúvida. - Assim costumava falar Shandilya - sim, Shandilya! (Chandogya Upanishad, 3.14 em Hinduísmo, L. Renou, p.71-72)
"No centro do palácio de Brahman, nosso próprio corpo,Há um pequeno santuário em forma de flor de lótus,e dentro dele pode ser encontrado um pequeno espaço.
Devemos encontrar aquele que ali habita e querer conhecê-lo.
E se alguém perguntar: Quem é aquele que mora em um pequeno santuárioem forma de flor de lótus no centro do palácio de Brahman?Nós podemos responder: o pequeno espaço dentro do coração é tão grande quanto o universo.
O Céu e a Terra ali estão ; o Sol, a Lua, as Estrelas;o fogo, o relâmpago e os ventos...Pois o universo inteiro está dentro Dele e Ele habita dentro de nossos corações."(cap.8)